Pedidos
Quais formas de pagamento estão disponíveis na Plataforma?
As formas ou meios de pagamentos disponíveis na Plataforma são: Boleto Bancário, Cartão de crédito e débito, pagamentos digitais e pagamentos manuais. Abaixo segue uma lista das empresas que atendem nas seguintes modalidades.
Boleto:
- Cielo
- Pagar-me
- Mundipagg
- Wirecard
- PagSeguro
- Rest API
- Ebanx (essa integração foi descontinuada e existe ainda na plataforma somente para clientes que já a utilizam)
Cartão de crédito:
- Cielo
- Pagar-me
- Mundipagg
- Wirecard
- PagSeguro
- Rest API
- Ebanx
Cartão de débito
- Cielo
PIX
- Pagar-me (cliente tem que verificar se o módulo do pix está disponível dentro do painel dele no Pagar.Me)
Intermediadores
- PagSeguro
Digital
- Picpay
Manual
- Depósito Bancário
- Boleto Parcelado
Lembre-se sempre que a contratação de cada uma delas, deverá ser feita única e exclusivamente pelo cliente da Plataforma, pois envolve negociações que a equipe Leanwork/Leancommerce não possui informações do cliente e projeto.
Quais modalidades de entrega estão disponíveis na plataforma?
As modalidades ou formas de entrega que temos na Plataforma são:
- Correios – Pac/ Sedex;
- Transportadoras – Jadlog/ Jamef;
- Intermediador – Frenet.
Temos também as formas manuais de entrega, que podem ou não passar pelo processo de contratação:
- Motoboy (Próprio ou contratado);
- Retire na loja.
Podemos também adicionar os horários e valores de entregas próprias, configurando-as em uma Tabela Personalizada.
Lembrando que para determinadas opções de entrega, a equipe Leanwork/Leancommerce não realiza a contratação, pois não possuímos as informações do cliente ou projeto.
Como eu posso buscar por um pedido na Plataforma?
Para buscar por um pedido específico na Plataforma, o usuário deverá seguir os seguintes passos:
Entre em Vendas>Pedidos, feito isso, o usuário da Plataforma deverá utilizar o Filtro de Buscas, onde conseguira achar seus pedidos por vários tipos de busca.
Situação : Mostra todos os produtos que temos em determinada situação, ou seja, se colocar no Filtro de buscas, apenas pedidos APROVADOS, a busca irá trazer todos os pedidos aprovados.
Pagamento : Você pode fazer a busca também pelo tipo de pagamento, ou seja, se colocar no Filtro de buscas, apenas pedidos de Cartão de crédito, a busca irá trazer por pedidos realizados via Cartão de crédito.
Data do pedido : Você pode colocar nos Filtros de busca por data, ou seja, determinar o período que você deseja verificar os pedidos.
Pode-se buscar também, pelo número do pedido, preenchendo no campo o número do pedido, o tipo de transação, por pedidos com determinado tipo de cupom de desconto, por canal de venda (Desktop ou Mobile).
Por fim, podemos também colocar o CPF de seu cliente, o nome ou razão social ou até mesmo o e-mail de seu cliente.
Em quais pedidos o usuário da Plataforma pode dar andamento manual na Plataforma?
Para dar andamento manual em um pedido, o cliente deverá prestar atenção primeiramente no tipo de meio de pagamento que temos configurado e em uso na Plataforma.
O único tipo de pagamento que podemos dar andamento na Plataforma é o Pagamento Manual (Depósito Bancário) e o PIX (pagar,me) se caso utilizar esse meio de pagamento configurado no painel. Mas lembre-se, você deve verificar antes o pagamento do pedido no painel de seu banco ou até mesmo no seu extrato bancário e assim que identificado o pagamento, poderá mover manualmente para APROVADO.
Para demais pagamentos (Boleto, Cartões, Digital ou PIX) o cliente deverá dar andamento depois do pedido estar APROVADO.
O meio de pagamento utilizado irá mover o pedido para APROVADO e assim podemos dar continuidade com o pedido.
Quando eu posso cancelar um pedido na Plataforma?
Para cancelar um pedido, você deve prestar muita atenção, pois um pedido só pode ser cancelado mediante verificação em seu painel bancário.
A Plataforma não faz o cancelamento dos cartões de crédito, quem faz o cancelamento automático será o meio de pagamento escolhido pelo cliente ou até mesmo o anti-fraude do meio de pagamento.
A Plataforma também não faz o cancelamento de pedidos com boletos vencidos, ou seja, para cancelar, você deverá entrar no pedido do cliente, visualizar a 2º via do Boleto e verificar se a data do vencimento já se esgotou.
Feito isso e constatando que a data de vencimento está expirada, podemos fazer o cancelamento.
Lembre-se sempre, quando o boleto está APROVADO, a Plataforma identifica o pagamento e move o pedido para o Status APROVADO, não devemos nunca APROVAR um pedido manualmente na Plataforma.
Como eu posso utilizar o "Acompanhamento de carrinhos ativos na loja"?
Essa ferramenta é muito importante para que suas vendas sejam sempre convertidas pelos clientes.
Ao entrar em Vendas>Carrinhos, você consegue visualizar todos os Carrinhos que foram abandonados por seus clientes, podendo exportar os dados diretamente da Plataforma para que seja feito o contato via e-mail com seus clientes.
Lembre-se sempre que, para que essa ferramenta funcione perfeitamente, os clientes que abandonam seus carrinhos devem estar logados em sua loja, a Plataforma não identifica carrinhos abandonados por clientes deslogados na Plataforma.
Como eu posso fazer o pedido para um cliente que tem dificuldade de usabilidade na internet?
Essa funcionalidade, ao contrário do que todos pensam, é muito usada pelos usuários da Plataforma e que fazem pedidos para clientes que possuem alguma dificuldade de usabilidade.
Para que seja feito um pedido ao cliente que tem dificuldade, você deverá ir em Vendas>Clientes, procurar o cliente que possui a dificuldade e posteriormente clicar em Criar pedido, feito isso, clique em Carrinho e escreva o produto que o cliente deseja fazer a compra.
Após feito isso, devemos seguir normalmente, como se o pedido estivesse sendo feito no site de sua loja.
Lembre-se sempre que ao final do pedido, o cliente deverá selecionar o tipo de pagamento, se o pagamento for via Boleto Bancário, você poderá dar andamento normalmente no pedido, enviando o boleto no e-mail do cliente.
Se o pedido for por cartão de crédito, você deverá utilizar o LINK DO PEDIDO, pois não deverá NUNCA pedir os dados do cartão de crédito, pois isso configura CRIME.
Utilize então sempre o link de pagamento, enviando o LINK ao seu cliente e pedindo para o mesmo colocar os dados do cliente, a compra deverá ser efetuada com sucesso.
Lembrando sempre que para isso ser possível o cliente tem que ter cadastro no site ou que seja cadastrado com as informações necessárias.
Como funciona o modo de pagamento offline?
O modo off-line funciona da seguinte maneira, se o cliente tenta finalizar o pagamento e, por algum motivo ele não conseguir (ex: dado incorreto), o pedido fica com o status de REGISTRADO apenas no painel LeanCommerce, pois se o meio pagamento selecionado não PROCESSOU a compra não gera nenhum tipo de registro no painel do meio de pagamento. Como tentativa de não perder a venda, o pedido vai para o modo off-line, onde são realizadas mais 5 tentativas, e se mesmo assim não conseguir, as tentativas são encerradas.
Nesse ponto temos uma atividade aberta onde após 5 tentativas se a plataforma não conseguir aprovar o pedido, o cliente será notificado que o pedido foi cancelado pelo motivo de que não conseguimos PROCESSAR o pedido da compra e a plataforma irá cancelar o pedido automaticamente.
Hoje, quando o pedido não é PROCESSADO após as tentativas do fluxo off-line, o pedido se mantém como REGISTRADO e com estoque reservado, tendo que ser cancelado manualmente no painel.
Abaixo temos uma imagem com o fluxo do pagamento offline:
Quando é feita a reserva no estoque de uma compra?
A reserva de estoque é feita apenas quando a compra é efetivada, ou seja, acontece após o checkout, quando é finalizado o processo de compra.
Exemplo: se um cliente colocar o produto X em seu carrinho, que possui apenas uma unidade em estoque, porém não finalizar a compra, esse produto poderá sair de estoque quando ele voltar ao carrinho mais tarde caso outro cliente finalize uma compra com esse produto X nesse mesmo período.